O impacto positivo na produtividade com a gestão de facilities
A gestão de facilities é muito importante dentro de uma empresa que preza pela qualidade dos seus serviços porque é a área responsável por organizar a execução de serviços básicos, que vão da infraestrutura à tecnologia. Limpeza, portaria, segurança, manutenção e copa integram o setor de facilities.
Mesmo que todos estes serviços não sejam a atividade principal da empresa, eles precisam funcionar perfeitamente para que a atividade principal aconteça de forma fluida e lucrativa. Afinal, não dá pra trabalhar em um ambiente sujo, inseguro, escuro e sem temperatura adequada.
A seguir, veja como uma boa gestão de facilities pode impactar positivamente no negócio.
Otimização da operação interna
A gestão de facilities pode atuar como um grande orquestrador de serviços que são utilizados pelos próprios funcionários da empresa e, assim, contribuir para que haja melhores condições de trabalho.
O setor de facilities vai, por exemplo, organizar o uso de sala de reuniões, o funcionamento da recepção, a gestão de correspondência, toda a parte de organização e manutenção de cafés, segurança etc.
Quando tudo isso está bem organizado, o trabalho tende a fluir melhor e há um reflexo direto no resultado final.
Redução de custos (gestão energética)
A política de sustentabilidade das empresas hoje em dia é fundamental e precisa ser bem estruturada e gerida. Nesse sentido, a gestão de facilities tem um papel importante porque atua para buscar a redução do gasto de energia e água dentro das organizações.
Esse trabalho inclui os serviços na área elétrica e hidráulica, limpeza (cuidado com resíduos e uso de produtos que sejam sustentáveis e demandam menos água), estoque e até mesmo tecnologia, com a implantação e gerenciamento de sistemas mais econômicos.
Manutenção e operações
Toda a parte de conservação dos espaços e dos equipamentos da empresa também entra no rol de atribuições do gestor de facilities.
É ele que vai organizar o calendário de manutenções preventivas, como por exemplo do ar-condicionado; limpeza dos ambientes, tanto as cotidianas quando as mais profundas, como uma limpeza de carpetes; escalas de segurança e portaria etc.
Terceirização
Todos esses pontos abordados são importantes porque funcionam como pano de fundo para que funcionários possam executar com tranquilidade suas funções; para que os clientes possam ter uma boa impressão e uma boa experiência na empresa; e até para que os fornecedores se sintam seguros em fazer negócio com a organização.
A rotina de uma empresa não é feita apenas com o foco no core business. Ele é fundamental, claro, mas precisa de suporte para acontecer de forma eficiente. Esse suporte é o que a gestão de facilities faz.
E uma das formas mais eficientes de trabalhar com facilities é terceirizando este serviço para empresas especializadas, que já possuem todo o know how da atividade, podem gerenciar os mais diversos tipos de serviços e deixam os colaboradores da empresa livres para se dedicar com mais foco e atenção à sua atividade principal.