A decoração em ambientes corporativos não é simplesmente um acessório, algo sem importância. Na verdade, decorar o ambiente corporativo tem a ver com a identidade visual da empresa, que passa a ser representada nas cores, móveis, tapetes, carpetes, quadros, plantas e outros elementos escolhidos para compor os espaços.
É importante pensar que tudo aquilo que está no espaço corporativo transmite uma mensagem, tanto para os clientes quanto para os colaboradores.
A ideia da decoração em ambientes corporativos é criar espaços que sejam ao mesmo tempo funcionais, confortáveis e contribuam com a produtividade. Afinal, ficar o dia todo trabalhando em lugar frio, sem personalidade e sem aconchego pode ser bem desestimulante.
Menos é mais
Mas decorar o ambiente não quer dizer transformar o espaço na sua própria casa. É importante que essa decoração leve em conta a identidade visual da empresa, para que haja uma unidade na linguagem visual. Isso ajuda a reforçar a marca e a causar uma boa impressão nos clientes, que tendem a se sentir mais seguros em uma empresa organizada e bem decorada.
A simplicidade na decoração pode ter grande eficiência e oferecer bons resultados. Nessa hora, é importante ficar atento à paleta de cores e ao uso da logomarca, que deve aparecer de uma forma efetiva, mas não estressante.
Mais chances de fazer novos negócios
Quando se tem um ambiente corporativo bem decorado e estruturado, capaz de transmitir os valores da empresa, existe uma chance maior de fazer bons negócios com seus clientes.
Isso acontece porque a decoração bem planejada consegue passar uma imagem de confiança e solidez da empresa. E isso, claro, deixa os clientes muito mais seguros na hora de fechar um negócio.
Saúde incorporada à decoração
A decoração em ambientes corporativos também está relacionada à saúde e ao bem-estar dos funcionários e clientes. Quando essa decoração é planejada, ela vai ajudar a reduzir, por exemplo, o estresse, um fator que colabora para uma menor produtividade de funcionários e pode até causar afastamento por doenças psiquiátricas.
Alguns pontos importantes para se ficar atento são:
- Escolher móveis ergonômicos, como cadeiras reclináveis e ajustáveis, para que os funcionários tenham conforto e fiquem longe de dores corporais;
- Fazer um bom projeto de iluminação que favoreça a produtividade sem esforço visual, com luzes adequadas a cada ambiente e função. Isso ajuda a manter o foco quando é preciso e a relaxar quando é hora;
- Cuidar atentamente da limpeza dos ambientes, incluindo carpetes, tapetes e estofados, que podem acumular microorganismos se não forem bem higienizados.
- Criar ambientes confortáveis, que não colaborem com o aumento do estresse.
Não há dúvidas de que um ambiente corporativo bem decorado e planejado, que tenha todos os cuidados de higiene e limpeza, será um ambiente muito mais agradável – e produtivo – para todos.