Porque a terceirização REDUZ os CUSTOS e as Responsabilidades Internas!
O mundo pós pandemia talvez seja diferente. O que sabemos, com certeza, é que já vivemos uma crise econômica e que empresas e pessoas precisam se adaptar a uma nova realidade.
Já existe um menor poder de compra entre as pessoas e as empresas estão revendo sua forma de operar. Muitas devem adotar o home office como uma prática usual, outras devem reduzir o quadro de funcionários.
Tudo isso tem grande impacto no seu funcionamento e saúde financeira. Por isso, hoje, existe uma grande preocupação com redução de custos.
E a terceirização de algumas atividades é uma forma de rearranjar as contas e conseguir essa redução sem perder a eficiência.
Como funciona a terceirização de serviços
A terceirização acontece quando uma empresa contrata uma prestadora de serviços para realizar determinada atividade do seu processo de produção.
Geralmente, as empresas terceirizam atividades que não têm relação com sua atividade principal, o que é uma ótima estratégia para que os esforços sejam concentrados na atividade geradora de lucro.
As áreas que são costumeiramente terceirizadas são: limpeza, higienização de carpetes e estofados, gestão de copa e faxina, gestão da recepção, segurança, jardinagem, logística e TI.
Essa empresa contratada fica responsável por intermediar o interesse de quem contratou aquele serviço com o interesse do trabalhador. Por exemplo: ao terceirizar serviços de limpeza, os funcionários atuarão dentro da empresa que contratou, de acordo com as regras dela, porém todas as questões trabalhistas e legais são de responsabilidade da terceirizada.
Como se dá a redução de custos
São vários os motivos que levam uma empresa a terceirizar serviços. E a redução de custos é um deles.
Essa redução acontece em diversas situações, principalmente nas questões trabalhistas. Quem contrata paga um valor determinado por mês para a terceirizada, que fica responsável pelas contratações dos funcionários, demissões, férias e substituição no caso de faltas.
Com isso, o passivo trabalhista é reduzido drasticamente e é possível fazer uma previsão mais certeira dos custos mensais, que são estabelecidos através de contratos.
Os custos com o departamento de RH também podem diminuir porque a terceirização reduz a carga de trabalho, já que não será necessário lidar com questões como folha de pagamento, benefícios, segurança do trabalho, contratações e demissões.
Existe, ainda, uma relação entre a terceirização e a produtividade, o que pode impactar as receitas da empresa. Ao contratar uma empresa especializada para gerenciar, por exemplo, a limpeza ou a recepção, quem contrata pode concentrar seus esforços na atividade principal, geradora de lucro e credibilidade. Pode, inclusive, disponibilizar mais recursos para áreas mais estratégicas.
Quero terceirizar, quais critérios levar em conta?
Ao decidir pela terceirização de alguns serviços, alguns critérios que podem ajudar na escolha.
A primeira coisa a se fazer é uma boa análise da empresa que será contratada com o objetivo de reduzir os riscos e evitar que seja configurado vínculo empregatício com os empregados terceirizados. Isso pode ser um grande problema.
Sempre é importante solicitar certidões negativas referentes a tributos e encargos, referências comercias e financeiras, ações trabalhistas em cursos e certificações de qualidade.
Outro ponto fundamental é analisar a capacidade técnica da empresa de realizar o serviço para o qual será contratada. Por isso é importante conhecer bem a empresa e sua credibilidade no mercado. Uma dica é não analisar apenas os custos e valores da contratação. Tenha muito cuidado com valores incoerentes ao praticado no mercado: preços muito acima ou muito abaixo do mercado exigem análise.
Algumas vantagens da terceirização de serviços
Além da redução de custos, a terceirização traz outras vantagens, como:
- Serviço especializado – Por serem especialistas no serviço que oferecem, as terceirizadas podem executá-lo com excelência e qualidade, poupando tempo e recursos.
- Gestão simplificada – Ao tirar a gestão de algumas áreas da empresa que contrata, a gestão geral tende a ser mais simples e ágil, já que não é preciso lidar com burocracias trabalhistas.
- Flexibilidade – Ao deixar a responsabilidade por contratações e treinamentos para a terceirizada, cria-se muito mais possibilidades dentro da empresa.
- Agilidade – A terceirização deixa alguns processos decisórios mais ágeis, o que ajuda a aumentar a competitividade e aquecer a economia de mercado.
Como se vê, terceirizar pode ser um bom negócio. E as vantagens vão muito além da redução de custos. Nós, da Bertservix, podemos te ajudar neste processo!