Bertservix
Nossas
Soluções
  • Higienização de Carpete e Estofados Corporativos
  • Gestão de Copa e Faxina Terceirizada
  • Gestão de Recepção Terceirizada
a
Bertservix
  • Qualidade & Responsabilidade Ambiental
  • Sobre Nós
  • Faça parte da Equipe
  • Entre em Contato
Blog

As últimas tendências de Gestão e Facilities pós-pandemia

Publicado em: 09/09/2020
Produtividade

O mundo do trabalho definitivamente não é mais o mesmo. Seja pelo crescimento do home office, pela necessidade do uso de equipamentos de proteção (como máscaras e face shield), seja pelas reuniões remotas ou pelas novas regras de comportamento, as corporações estão passando por muitas transformações.

E a gestão de facilities é uma área que também precisou se adaptar a estes novos tempos. Com novas configurações dentro das empresas e a aceleração do uso de tecnologias, novas formas de trabalhar e até novas funções se fazem presentes.

O grande objetivo da gestão de facilities é organizar e deixar o ambiente de trabalho mais funcional, para que todos os colaboradores da empresa possam focar em produtividade. Esse objetivo continua sendo o mesmo, mas novas tendências surgem para incrementar e tornar o trabalho cada vez melhor e mais preciso.

A seguir, apresentamos algumas destas tendências

Foco na experiência dos colaboradores

Seja trabalhando de casa ou na empresa, os colaboradores querem, cada vez mais, ter novas experiências. Querem estar em um ambiente acolhedor, saudável, seguro e limpo. E a gestão de facilites é fundamental para que isso aconteça, já que é um serviço que está por trás de itens como segurança, limpeza e atendimento.

Com o crescimento do home office, muitas organizações precisam de ambientes para reuniões virtuais ou mesmo para reuniões presenciais esporádicas. Isso tem gerado uma demanda por espaços inovadores dentro das empresas, como coworkings e pequenos cafés, onde as pessoas podem se encontrar de forma segura e funcional.

E a gestão de facilities precisa estar adaptada a essa realidade e às demandas desse tipo de serviço porque, embora de forma mais descontraída, continua sendo um espaço que precisa de cuidado para que a produtividade siga em alta.

Maior demanda por terceirização e integração dos serviços

Uma das formas de otimizar a gestão de facilities é terceirizar este tipo de serviço para que os resultados sejam cada vez melhores.

Empresas terceirizadas têm mais expertise no trabalho e estão antenadas com o que há de mais moderno e funcional para ajudar as organizações. Com isso, melhora-se a produtividade no core business da empresa.

Além disso, a gestão de facilities está cada vez mais integrada a outras áreas das organizações, tornando-se cada vez mais relevante, contribuindo, inclusive, para o compliance das companhias de forma bem significativa.

Uso de Tecnologias

Hoje, a tecnologia permeia todas as áreas de todos os negócios. E com a gestão de facilities não é diferente. Existem duas tecnologias muito relevantes nesse setor: a Iot (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial).

A internet das coisas é aquela que conecta sistemas e ferramentas, facilitando serviços como monitoramento, controle de acessos, rastreabilidade, entre muitas outras coisas. É possível, por exemplo, integrar softwares à gestão predial, o que ajuda o trabalho dos gestores e, inclusive, gera muitos dados relevantes para o serviço.

A Inteligência Artificial possui uma gama bem ampla de utilização. Hoje, ela já facilita muitos processos, como gestão energética, controle de estoque, planilhas, manutenção de equipamentos etc. Com inovação, cada vez mais é uma tecnologia que vai avançar e ajudar a deixar o trabalho mais efetivo e otimizado.

Análise de dados e indicadores mais inovadores

Com a ampla disponibilidade de dados que existe hoje, cada vez mais o setor de facilities pode usar essas informações como um recurso importante para traçar estratégicas e melhorar os serviços oferecidos.

O interessante é que a partir destes dados é possível fazer as análises de maneira mais inovadora. Em vez de usar, por exemplo, os conceitos de SLA (Service Level Agreement) e KPI (Key performance Indicator), as empresas já começam a usar metodologias como a jornada do consumidor. É uma maneira de avaliar o serviço prestado sem ter um viés de punição. No caso da gestão de facilities, avalia-se como tem sido a experiência dos colaboradores e como isso se reflete na sua produtividade.

Sustentabilidade

Ter compromisso com a sustentabilidade é fundamental hoje em dia. Por isso a gestão de facilities deve estar atenta às práticas sustentáveis dentro do seu escopo de trabalho, seja com eficiência energética, uso de produtos mais verdes, uso racional de materiais descartáveis etc.

Saúde e bem-estar

Se os colaboradores querem ter uma experiência dentro das organizações, ela passa por oferecer espaços que contribuam para a melhor qualidade de vida deles.

E neste sentido, o gestor de facilities tem o importante papel de se preocupar com os cuidados que vão gerar ambientes saudáveis e ter impacto na qualidade de vida dos funcionários, o que vai resultar em melhor engajamento e retenção dos melhores talentos.

Como se vê, a gestão de facilities tem um papel muito importante nas novas configurações organizacionais e pode contribuir para que empresas tenham menor custo e muito mais produtividade. Isso em um ambiente saudável, que contribui para a qualidade de vida dos colaboradores.

Gostou? Compartilhe!


Matérias Relacionadas

Veja todas as matérias
Facilities: uma profissão indispensável!
17/03/2020
Higienização e Limpeza, Produtividade

Facilities: uma profissão indispensável!

O setor de Facilities tem se mostrado cada vez mais importante dentro das empresas. Como o próprio nome diz,...
Como reduzir os custos em Facilities
22/06/2020
Produtividade

Como reduzir os custos em Facilities

O trabalho em facilities é aquele que ninguém vê, mas que se não funcionar, todos vão notar. Afinal, sem...
Como fazer um serviço de copa eficiente para sua empresa
19/02/2020
Higienização e Limpeza, Produtividade

Como fazer um serviço de copa eficiente para sua empresa

Para atender as demandas do dia a dia de uma empresa, ter um bom serviço de copa pode ser...

Assine nossa Newsletter de Facilities

Receba dicas e informações relevantes para te ajudar em seus desafios.

Bertservix
Central de Atendimento
(11) 94880-8554
(11) 96431-4813
Rua Nossa Senhora dos Navegantes, 81
Morumbi - São Paulo/SP - CEP 05524-050
Nossas
Soluções
Gestão de Recepção Terceirizada
Gestão de Copa e Faxina Terceirizada
Higienização de Carpete e Estofados Corporativos
Blog
Qualidade & Responsabilidade Ambiental
Sobre Nós
Faça parte da Equipe
Entre em Contato
Bertservix | Todos os direitos reservados | Copyright 2025
Inboundse