O trabalho em facilities é aquele que ninguém vê, mas que se não funcionar, todos vão notar. Afinal, sem o setor de facilities pode faltar luz, segurança, atendimento telefônico, limpeza e até aquele cafezinho para o cliente.
O setor de facilities cuida de toda a parte de serviços operacionais que impactam diretamente colaboradores, clientes e fornecedores.
Por isso, o gestor da área tem uma importância muito grande dentro da organização. Ao lidar com demandas de vários setores, ele precisa coordenar tudo isso para bem atender a todos sem, claro, estourar o orçamento.
Um dos grandes desafios dos gestores de facilities é reduzir os custos dessa operação, que é fundamental para o bom funcionamento das empresas.
Como é possível reduzir os custos em facilities
O trabalho de gestão em facilities é estratégico para uma empresa. Por perpassar todas as áreas , ele precisa ser extremamente bem pensado e organizado para que funcione adequadamente.
E uma boa gestão de facilities pode ser, ainda, uma estratégia para reduzir custos da empresa. E nós te mostramos como e por que!
– Terceirização
Uma das melhores estratégias para reduzir custos em facilities é a contratação de empresas terceirizadas para a prestação de serviços como limpeza, manutenção predial, serviços de copa, segurança, entre outros.
Essa terceirização tira da empresa encargos trabalhistas, preocupação com o treinamento dos funcionários, gestão de recursos humanos.
Em geral, isso reflete em uma significativa redução de custos, já que questões trabalhistas, por exemplo, são bem pesadas para as empresas e ficam por conta da prestadora contratada.
– Foco no core business
A terceirização dos serviços de facilities permite que a empresa foque sua atenção e energia na atividade principal, geradora de lucro, porém sem sofrer as consequências de não ter suporte nas questões operacionais.
Isso é importante porque tendo tranquilidade que toda a parte operacional está funcionando, é possível focar nas principais atividades, melhorar a produtividade e a geração de lucro e benefícios.
– Negociação de contratos e preços
Um dos grandes gargalos das empresas no Brasil é a questão trabalhista, que gera muita despesa para as empresas. Com a terceirização de facilities, é possível ter um serviço de qualidade, com profissionais capacitados, sem precisar gastar tempo e dinheiro nisso.
A preocupação do gestor, neste caso, é em organizar e supervisionar o trabalho e, também, negociar o melhor custo/benefício.
Uma boa negociação de contratos pode ajudar a reduzir os custos em facilities de forma significativa, inclusive com o parcelamento de valores, algo impensável quando é a própria empresa que contrata os trabalhadores.
– Tecnologia e trabalho preventivo
Além de organizar serviços essenciais como limpeza e manutenção, a gestão de facilities pode atuar de forma preventiva, para evitar problemas futuros. Isso impacta diretamente os custos, podendo ser um fator decisivo para economia.
Ações como o reaproveitamento de água e sistemas diferenciados de climatização e iluminação — visando o máximo aproveitamento da luz natural — são exemplos de iniciativas da gestão de facilities que permitem uma grande economia de energia, otimizando gastos e recursos.
Em um momento de crise e incertezas como vivemos, ter à mão estas estratégias para reduzir custos é importante porque o trabalho não pode parar e, para que ele aconteça, é fundamental que a parte operacional da empresa esteja funcionando de forma correta.
É como os bastidores de um show estarem funcionando perfeitamente para que o artista possa dar o seu melhor.