Facilities: uma profissão indispensável!
O setor de Facilities tem se mostrado cada vez mais importante dentro das empresas. Como o próprio nome diz, é o setor que cuida das “facilidades”. É, na verdade, um trabalho que oferece suporte a atividade principal de uma organização e facilita o trabalho do dia a dia. Entre as áreas incluídas na gestão de Facilities estão segurança, infraestrutura, limpeza, tecnologias e telecomunicações.
O responsável pela área de Facilities tem uma responsabilidade muito grande em manter toda a infraestrutura de uma empresa ou condomínio funcionando, como elevadores, ar-condicionado, limpeza e segurança. Tudo isso para que as outras áreas daquele negócio possam se dedicar integralmente à atividade-fim da empresa. É ele que dá suporte à retaguarda de uma empresa e facilita a operacionalização do dia a dia.
Por que ter um departamento de facilities
Tudo que uma empresa quer é ser produtiva, organizada, eficiente e lucrativa. Para isso, é preciso ter um sistema de trabalho bem desenhado, além, é claro, de um bom produto ou serviço.
E um bom departamento de Facilities vai ajudar na conquista da eficiência que leva aos bons resultados, justamente porque ao manter a estrutura da empresa com um bom funcionamento, permite que as outras áreas foquem no core business do negócio.
Sem uma gestão de Facilities, provavelmente a empresa enfrentará problemas como desperdício ou subaproveitamento de recursos, erros operacionais, necessidade de refazer alguns processos entre outras questões. E tudo isso pode representar prejuízo e tempo desperdiçado.
Tem ainda o fato de que um departamento de Facilities em pleno funcionamento ajuda a manter a boa imagem da empresa, já que os processos ficam mais fluídos e até a parte “estética” do negócio se mantém em ordem, com limpeza, organização e conservação dos espaços.
Quando há um setor específico para a gestão de Facilities é bem provável que exista uma rotina mais equilibrada na empresa, o que resulta em produtividade.
Um trabalho invisível que vale ouro
O gestor de Facilities é aquele profissional quase invisível, mas fundamental. Ele vai traçar um planejamento estratégico para facilitar o dia a dia da empresa com foco nas necessidades daquele negócio e, por isso, precisa ser uma pessoa capacitada, treinada e capaz de conversar com as mais diferentes áreas da empresa.
É preciso ter o conhecimento fundamental para analisar diversos fatores, como formas inteligentes de racionar energia ou a adoção de serviços e tecnologias que oferecem um melhor custo-benefício para a empresa.
Por que terceirizar a gestão de Facilities
A forma mais eficiente de ter uma boa gestão de Facilities é contratar uma empresa terceirizada, que vai garantir que a empresa consiga atingir seus objetivos profissionais de forma mais eficaz.
Com uma boa relação custo/benefício, a organização certamente vai poder reduzir os custos da empresa, o que é uma de suas principais vantagens. Mas as vantagens vão além porque a terceirização de Facilities ajuda a gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas.
Além do mais, uma empresa terceirizada especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização dos equipamentos/maquinários corretos.
Na BertServix, somos especialistas em soluções corporativas de facilities como higienização de carpetes e estofados, gestão de copa e faxina, gestão de recepção.
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