SEGURANÇA DO TRABALHO: Por que isso tem conexão com a limpeza e higiene da empresa?
Na rotina diária das corporações, a manutenção da limpeza deve ser feita de forma cuidadosa e atenciosa. O uso incorreto de produtos e equipamentos e mesmo a desorganização podem gerar problemas relacionados à segurança do trabalho.
Em geral, a limpeza de um escritório precisa de produtos químicos mais fortes do que aqueles utilizados em casa. Tais produtos podem ser perigosos e resultar em alergias e intoxicações se forem usados de forma errada. Por isso, ter uma equipe profissional para executar a limpeza é tão importante.
A forma como os equipamentos são utilizados e até como a limpeza é executada também precisa ser observada para evitar quedas, escorregões, tropeços ou qualquer tipo de acidente com os trabalhadores. Como se vê, limpeza é coisa séria.
Problemas que a falta de limpeza pode causar
Um ambiente de trabalho sem manutenção de limpeza e higiene vai gerar problemas tanto para os funcionários como para a própria corporação. Entre eles, estão:
-Proliferação de doenças infecciosas;
-Baixa produtividade e motivação;
-Deterioração dos equipamentos e materiais;
-Depreciação dos produtos e serviços frente aos clientes;
-Sensação de cansaço e desânimo entre os colaboradores.
Benefícios da limpeza no ambiente de trabalho
Quando a limpeza e a higiene da empresa são bem executadas, alguns dos benefícios são:
-Favorecer a qualidade de vida e saúde dos colaboradores;
-Contribuir para a credibilidade da empresa entre os profissionais, clientes e o mercado como um todo;
-Prolongar a vida útil de equipamentos e materiais de escritório;
-Facilitar a localização dos equipamentos e materiais;
-Minimizar os acidentes de trabalho;
-Reduzir perdas, desperdícios e custos operacionais;
-Auxiliar na otimização do tempo;
-Maximizar a alta performance e entrega de resultados.
O método japonês do 5s
Os japoneses criaram um método muito eficaz para ajudar na manutenção da limpeza e da ordem no ambiente de trabalho. A ideia é que todas as pessoas se empenhem e auxiliem no desenvolvimento da organização.
1º S Seiri – Senso de Utilização – Observe os objetos utilizados no seu dia a dia e analise a necessidade deles. Mantenha apenas o que é essencial.
2º S Seiton – Senso de Ordenação – Organize os itens fundamentais em local seguro e de fácil acesso.
3º S Seisou – Senso de Limpeza – Os colaboradores devem manter uma postura proativa, mantendo sua área de trabalho limpa.
4º S Seiketsu – Senso de Bem-estar – A empresa precisa pensar na saúde do trabalhador atentando-se a aspectos como ergonomia, iluminação, ventilação entre outros.
5º S Shitsuke – Senso de Autodisciplina – Todos os colaboradores devem se comprometer com a saúde, limpeza e segurança do trabalho.
Ações, hábitos e rotinas para manter o ambiente de trabalho limpo e seguro
Além desse método 5s, é importante ter ações, hábitos e rotinas que ajudem a manter o ambiente de trabalho seguro. Entre eles, estão:
Limpeza adequada de superfícies
Tapetes e carpetes merecem uma atenção especial por acumularem poeira com mais facilidade e também por poderem causar acidentes caso não estejam em perfeito estado.
Armazenamento
Organização é fundamental. É importante que haja armários ou outras estruturas para que ferramentas, materiais e afins sejam armazenados de forma funcional e higiênica. Produtos de alto risco devem ser armazenados com cuidado e alertando para os riscos.
Manutenção do local e ferramentas
A manutenção do local e equipamentos é muito importante. Basicamente, é necessário se assegurar que o edifício (local de instalação da empresa) está em bom funcionamento, assim como máquinas, equipamentos (EPIs), janelas, portas, encanamentos e superfícies: tudo deve estar em condições adequadas.
Remoção de poeira e sujeira
É essencial não somente no ambiente e superfícies, mas também em ar-condicionado, luminárias e afins.
Todos os colaboradores devem ser envolvidos na manutenção da limpeza. E a terceirização deste serviço pode ajudar a ter mais qualidade e segurança para todos que frequentam a corporação, tanto funcionários como clientes.