Um carpete não é apenas uma peça de decoração. No ambiente empresarial, por exemplo, ele pode estar relacionado à identidade visual da empresa e ainda ajuda a criar um ambiente mais confortável para os funcionários.
Em uma residência, o carpete decora, mas também ajuda a organizar os espaços, cria linhas de delimitação e deixa o local mais aconchegante.
Seja qual for o caso, é preciso ficar sempre atento à limpeza dos carpetes.
Por estar em contato com o chão e ser sempre muito utilizado, esse item precisa sim de uma atenção e de cuidados regulares e especiais.
A seguir, veja quais são as vantagens destes cuidados.
Higiene e saúde
A limpeza correta e a manutenção dessa limpeza são sinônimo de mais higiene para os espaços e mais saúde para as pessoas que usam o local. Lembrando que vivemos um tempo em que isso é cada vez mais exigido pelas pessoas. Por isso, vale a pena ficar atento.
Uma limpeza cuidadosa de carpetes vai eliminar ácaros e ainda prevenir o aparecimento de fungos e bactérias.
Para garantir o sucesso desse trabalho, é importante ter um calendário de limpeza, incluindo a manutenção corriqueira e também a mais pesada, que muitas vezes exige mão-de-obra especializada.
Vida útil
O carpete é uma peça que pode durar muitos anos. Porém, pra que isso aconteça é preciso ter cuidado e fazer o processo de limpeza e manutenção corretamente.
A lavagem, por exemplo, pode ser feita com um intervalo longo, de muitos meses. Porém, isso só é possível se você investir em uma boa manutenção, feita com boa periodicidade e usando os produtos corretos.
Aumentar a vida útil do carpete é até mesmo um investimento, já que você não precisará trocar a peça com tanta frequência e isso gera economia.
E ainda podemos colocar nessa conta as questões de sustentabilidade, já que você vai utilizar um produto por mais tempo em vez de descartá-lo.
Aparência
Por ser muito mais do que um simples elemento decorativo, o carpete precisa estar sempre com uma boa aparência, principalmente nos ambientes corporativos. Afinal, as pessoas vão ligá-lo à imagem da empresa.
Isso mostra o quanto a manutenção é fundamental. Neste caso, a falta de limpeza e conservação pode depor seriamente contra a imagem da empresa.
Como fazer (e manter) a limpeza do carpete
Aspirações frequentes:
É recomendado fazer ao menos duas aspirações por semana. Mas, claro, isso depende do quanto ele é utilizado, do local onde está e da função que possui. Um carpete que fica em uma entrada, por exemplo, pode exigir muito mais cuidado, já que o fluxo de pessoas no espaço é maior.
Prevenção de sujeira:
Claro que um carpete vai absorver sujeira e, por isso, a limpeza precisa ser feita. Porém, é possível adotar algumas estratégias para diminuir essa sujeira.
Uma delas é colocar um capacho ou um pequeno tapete logo na entrada do ambiente onde está localizado o carpete. Isso vai fazer com que a pessoa limpe os pés antes de usar o carpete.
Porém, não se esqueça de fazer também a limpeza do capacho, em geral bem mais simples do que do carpete, para que a estratégia de fato funcione.
Não esfregue:
Caso o carpete fique manchado ou caia algum líquido na superfície, a dica é nunca esfregar. Isso só vai espalhar a sujeira.
Você deve usar um pano limpo e seco sobre o local para absorver o máximo de líquido possível. Em seguida, procure usar produtos específicos para carpetes e para o tipo de mancha.
Em geral, você coloca o produto sobre a mancha, deixa agir e depois retira. Mas atenção: siga as instruções do rótulo ou use o serviço de uma empresa especializada.
Faça uma higienização frequente
É importante fazer uma limpeza profunda no carpete pelo menos uma vez por ano. Essa limpeza mais complexa vai renovar a sua peça.
Porém, precisa ser feita por uma empresa especializada, que utiliza produtos e tecnologia de ponta que limpam se estragar e deixam o seu carpete com aparência de novo.
É um investimento importante para a saúde das pessoas e também para a imagem da empresa.